quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vamos melhorar amaneira de falar ?





Por que eu preciso falar corretamente?
 Apesar de muitos erros de português, o falante ou o escritor podem ser entendidos pelo ouvinte ou leitor.  Da mesma forma que um profissional se vista de forma esquisita pode muito bem exercer sua função com competência . Mas para o cliente, o leitor e o ouvinte, a roupa apropriada para a ocasião tem o mesmo efeito da linguagem adequada; é mais atrativa e mostra uma preocupação maior da parte daquele que a utiliza. 
São os valores com os quais nossa sociedade convive . 
Se é possível evitar constrangimento desnecessários para o seu cliente, por que não fazê-lo? Procure comunicar da melhor forma possível, isso é importante. Mas, calma! Se você sentiu uma vontade muito grande de ir ao dicionário procurar palavras que ninguém conhece, achando que vai se destacar de forma positiva, está enganado. O erro de português tem o mesmo efeito de uma falsa ideia de cultura. O que vale é o equilíbrio e a harmonia. Procure estar dentro das normas gramaticais de forma tranquila, sem exageros nem deficiências.
Quando você for se comunicar com o seu cliente e achar que a forma como fala não é importante desde que tenha havido a comunicação, isto é, desde que seu cliente tenha entendido aquilo que você quis dizer, pense mais uma vez sobre o assunto. Ele pode até ter entendido, mas a sua imagem pessoal pode ter ficado um pouco arranhada. Imagine que cada um de nós resolva falar como bem quiser, usando pronomes, adjetivos, sujeitos no lugar de predicados, verbos conjugados de forma errada, enfim, sem nenhuma regra gramatical.Quanto tempo voçê acha que levará até que ninguém mais se entenda? Possivelmente, muito pouco tempo.
É por esse motivo que a gramática precisa ser ensinada na escola e que deve haver uma língua comum para todos os brasileiros, a fim de que todos se entendam.
Aqui abaixo vão alguns exemplos de expressões usadas no dia a dia :

                 Forma inadequada ---------------------- Forma adequada
São meio dia e meio -------------------------------- É meio-dia e meia (meia hora)
Vou te amostrar pra voçê ------------------------ Vou te mostrar
Os alunos chegou tudo ---------------------------- Todos os alunos chegaram
Dá pra mim fazer --------------------------------- Dê para eu fazer
Eu tenho menos coisas ------------------------- Eu tenho menos coisas
Ela tá meis triste ------------------------- Ela esta meio triste
A gente somos os melhores alunos ----------------- Nós somos os melhores alunos

Desenvolver um ambiente de confiança para conquistar a lealdade de nossos clientes, consumidores,fornecedores e parceiros, através do relacionamento sincero e da comunicação verdadeira, com clareza e objetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário