quarta-feira, 3 de abril de 2013

Quem é o meu cliente e como posso atendê-lo bem?




Para cada tipo de serviço existe um tipo de cliente . Será que isso é verdade?

O cliente é para qualquer profissional:
. A pessoa mais importante para o seu negócio;
. Independente de você ou seu serviço.Muito pelo contrário!
. A motivação do seu trabalho, e não uma interrupção a ele;
. Um ser humano que merece respeito,e não uma fonte de renda;
Sua oportunidade de crescer como ser humano atento, educado,etc.;
. O pagador do seu salário;
O cliente é voçê mesmo ! Afinal, você também não precisa de serviços de outros profissionais ? Como voçê gostaria de ser tratado por eles? Gostaria de ser atendido com qualidade ?
Os clientes de uma maneira geral têm outra coisa em comum para a qual os profissionais devem  também dar muita atenção: eles se afastam de um prestador de serviço pelos mesmos motivos. Portanto, fiquem atentos em :
. Cumprir o que foi prometido;
. Buscar sempre aperfeiçoamento e atualização para evitar erros na execução dos serviços;
. Informar sempre acerca dos serviços e produtos utilizados;
. Responda com clareza e segurança as perguntas do seu cliente;
. Ser transparente e verdadeiro;
. Utilizar o tempo adequado na execução dos serviços;
. Tratar o cliente com amor, dedicação e emoção(com o famoso olhos nos olhos);
. Ser sempre educado e cortês;
Não prestar serviço por obrigação, sem interesse.
O que deve ser feito para se estar prestando não apenas um bom serviço, mas também para encantar , surpreender e fidelizar o seu cliente.O seu cliente não é só aquele indivíduo para quem você presta o seu seu serviço profissional. Este é o chamado cliente externo, quer dizer, está fora do seu círculo interno de trabalho, capacitação, localização, conhecimento, material utilizado, etc.
Existe um outro tipo de cliente o interno é aquele que está dentro de seu círculo profissional: são os seus colegas de trabalho, os seus fornecedores,os profissionais que, de uma forma ou de outra, estão ligados á sua atividade profissional, como o seu contador, seu advogado, etc.
Os 6 passos essenciais para um bom atendimento de excelência 
1- Receba bem o seu cliente.
2- conheça o seu cliente pelo nome.
3- converse adequadamente com o seu cliente.
4- Se houver erro, desculpe-se.
5- conheça a empresa em que você trabalha.
6- trabalhe com prazer, orgulho e satisfação.
Acredite que, de todas as dicas e informações de que tratamos neste artigo o passo 6 é uma das mais importantes: não há nada pior para um cliente do que ter um primeiro contato com um profissional  mal-humorado ou emburrado.  Se você é um profissional satisfeito, uma pessoa equilibrada e vive em harmonia com o seu ambiente de trabalho, isso se refletirá de forma natural e não passará despercebido pelo cliente.       

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