Para cada tipo de serviço existe um tipo de
cliente . Será que isso é verdade?
O cliente é para qualquer profissional:
. A pessoa mais importante para o seu
negócio;
. Independente de você ou seu serviço.Muito
pelo contrário!
. A motivação do seu trabalho, e não uma
interrupção a ele;
. Um ser humano que merece respeito,e não
uma fonte de renda;
Sua oportunidade de crescer como ser humano
atento, educado,etc.;
. O pagador do seu salário;
O cliente é voçê mesmo ! Afinal, você
também não precisa de serviços de outros profissionais ? Como voçê gostaria de
ser tratado por eles? Gostaria de ser atendido com qualidade ?
Os clientes de uma maneira geral têm outra
coisa em comum para a qual os profissionais devem também dar muita atenção: eles se afastam de
um prestador de serviço pelos mesmos motivos. Portanto, fiquem atentos em :
. Cumprir o que foi prometido;
. Buscar sempre aperfeiçoamento e
atualização para evitar erros na execução dos serviços;
. Informar sempre acerca dos serviços e
produtos utilizados;
. Responda com clareza e segurança as
perguntas do seu cliente;
. Ser transparente e verdadeiro;
. Utilizar o tempo adequado na execução dos
serviços;
. Tratar o cliente com amor, dedicação e
emoção(com o famoso olhos nos olhos);
. Ser sempre educado e cortês;
Não prestar serviço por obrigação, sem
interesse.
O que deve ser feito para se estar
prestando não apenas um bom serviço, mas também para encantar , surpreender e
fidelizar o seu cliente.O seu cliente não é só aquele indivíduo para quem você
presta o seu seu serviço profissional. Este é o chamado cliente externo, quer
dizer, está fora do seu círculo interno de trabalho, capacitação, localização,
conhecimento, material utilizado, etc.
Existe um outro tipo de cliente o interno é
aquele que está dentro de seu círculo profissional: são os seus colegas de
trabalho, os seus fornecedores,os profissionais que, de uma forma ou de outra,
estão ligados á sua atividade profissional, como o seu contador, seu advogado,
etc.
Os 6
passos essenciais para um bom atendimento de excelência
1- Receba bem o seu cliente.
2- conheça o seu cliente pelo nome.
3- converse adequadamente com o seu cliente.
4- Se houver erro, desculpe-se.
5- conheça a empresa em que você trabalha.
6- trabalhe com prazer, orgulho e
satisfação.
Acredite que, de todas as dicas e
informações de que tratamos neste artigo o passo 6 é uma das mais importantes:
não há nada pior para um cliente do que ter um primeiro contato com um
profissional mal-humorado ou emburrado. Se você é um profissional satisfeito, uma
pessoa equilibrada e vive em harmonia com o seu ambiente de trabalho, isso se
refletirá de forma natural e não passará despercebido pelo cliente.
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