terça-feira, 2 de abril de 2013

Quebra de paradigmas




Paradigma nada é do que um padrão, uma  regrinha,  uma forma já pronta, pela qual eu vejo o mundo e o entendo. A palavra é antiga,vem do grego parádeigma, que quer dizer modelo.
A quebra de paradigma significa, então, mudança na forma de enxergar determinadas situações.
O hábito não é simplesmente uma ação repetida muitas vezes,é a intersecção de três áreas humanas: o conhecimento (por que fazer e o que fazer), a capacidade (como fazer) e a vontade (o desejo de fazer). Voçê jamais deverá julgar as pessoas pela sua aparência ou por algum  tipo de rótulo. Nossas experiências pessoais não devem interferir em nossa conduta profissional. A quebra de paradigma nos auxiliará a combater este tipo de atitude, nos preparando para a melhoria dos nossos  relacionamentos e para a excelência  no atendimento.
E como quebrar um paradigma? Este é um grande desafio e não é tarefa fácil,pois não há uma receita pronta. Porem, você  poderá executar mudanças simples no seu dia a dia, que poderão ajudá-lo, como: um novo corte de cabelo, conhecer novos lugares, exercitar o hábito de ouvir, escutar uma nova música, estar receptivo em entender o ponto de vista do outro, conversar com pessoas de personalidades diferentes, experimentar o novo... Com isso, você vivenciará novas experiências e terá maior possibilidade de interagir com o novo, transformando cada descoberta em um momento especial. 
Então, você tem agora, uma escolha diante de si: continuar com os seus paradigmas, agindo com os valores infantis, isto é, achando uma solução de fora para dentro, ou seguir o caminho da quebra de paradigma e mudar profundamente o seu íntimo, solucionando os seus problemas de dentro para fora.
Como você quer quebrar paradigmas negativos? A escolha é sua, mas o efeito será para todos. Lembre-se sempre disso. Seu cliente, certamente, se lembrará. 
Enfim de acordo com nossos paradgmas, podemos ter posturas diferentes diante do mundo, e elas poderão se refletir de forma positiva ou negativa para nós. Se aquilo em que acreditamos nos traz, e aos que nos cercam, experiências positivas, então elas devem ser mantidase reforçadas. Se, no entanto, nossa visão de mundo-por causa de nossos paradigmas-são negativas e nos prejudicam, bem como ás pessoas á nossa volta, então devemos nos esforçar para transformá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário