sábado, 20 de abril de 2013

2-Ética Profissional


Ética Profissional 





Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Podemos entender a ética dentro de nossas atribuições e nosso campo de trabalho. Para o profissional, o cliente e a comunidade são sua realidade social, e seus deveres perante essa realidade são as suas finalidades últimas para o máximo de harmonia.
Alguns deveres ou responsabilidades para que voçê possa exercer sua atividade com mais segurança, tranquilidade, respeito e harmonia junto a seu cliente.
. O profissional deve zelar por todo material e ambiente de trabalho com que se envolver, para que esteja tudo em condições ideais de atendimento ao cliente. Também é uma de suas responsabilidades avaliar o tratamento cosmético adequado e necessário a cada cliente, responsabilizando-se por sua aplicação e tendendo a todos os parâmetros de segurança e higiene. Seu ambiente de trabalho de vê ser organizado, limpo, otimizado e prático. Deve ser um agente facilitador de seu trabalho.
. Atualizar-se em seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais também deve ser uma de suas preocupações constantes, pois é, para ele, um grande diferencial de mercado.
    
. O Profissional nunca deve: abandonar seu cliente durante qualquer tratamento que tenha iniciado: ele deve dar assistência total e continuidade plena ao tratamento até seu término, exceto situações de absoluta força maior. Não deve agir com negligência, imperícia ou imprudência, realizando tratamentos inadequados,que podem constituir ameaças graves á saúde de seu cliente.E não é preciso dizer o quanto prejudicial isto é á sua carreira.
. Técnicas que não tenham respaldo científico e para as quais o profissional não esteja devidamente capacitado não podem, sob hipótese nehuma, serem aplicadas ao seu cliente.
. O Profissional não deverá,jamais, prescrever medicamentos nem realizar consultas médicas. Identificando patologias na pele de seu cliente, sua obrigação ética é orientá-lo imediatamente a consultar –se com um médico .
.É expressamente proibido ao profissional expor, a título de promoção pessoal, exemplificação ou outro pretexto qualquer, em fotos, slides, filmes ou qualquer outro meio de divulgação, a imagem de clientes que não tenham expressa e comprovadamente autorizado essa prática.
.O Profissional deve estar sempre muito atento ás suas afiliações profissionais, evitando juntar-se a pessoas que exerçam ilegalmente quaisquer funções.
Lembramos ainda que a proposta de harmonia aplica-se não só na relação profissional/cliente, mas também nas relações entre os profissionais. Vejamos quais são elas:
. Tratar os colegas e outros profissionais com respeito e cortesia é fundamental, bem como,ao trabalhar em equipe, desempenhar corretamente e harmoniosamente sua funão específica no trabalho coletivo. E o bom profissional poderá ir além, procurando trocar experiências de trabalho, participando de grupos de estudo e encontros de profissionais, inclusive, quando possível, em escala internacional.
Lembramos ainda que a ética não se prende somente a procedimentos a atitudes fixadas em normativos. Por ser um conceito global, abrange cuidados gerais seguidos por muitos profissionais em diversas áreas de atuação. A ética também trabalha com o bom senso, ou o senso, ou o senso comum, que são essas “pequenas grandes” regras que devem ser seguidas por qualquer um a qualquer hora em qualquer sociedade.
. Tenha cuidado com sua aparência! Ela é seu cartão de visitas. Mantenha sempre impecáveis sua higiene pessoal e apresentação. A primeira impressão é a que fica.
. Não fume, coma, mastigue chicletes ou balas durante o trabalho.
. Evite conversas pessoais, seja sobre voçê, seu cliente ou terceiros. Concentre-se no seu trabalho e, se houver necessidade, fale sobre assuntos referentes ao procedimento que está sendo executado.
. Saiba evitar conflitos. Um cliente nervoso pode ser uma situação perfeitamente contornável. Tenha flexibilidade, paciência e profissionalismo. Em outras palavras, pratique o que popularmente conhecemos como “jogo de cintura”.
. Cicatrizes e outras marcas na pele não devem ser comentadas pelo profissional. Isso pode causar constrangimentos ao cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário