quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Pelo




Os pelos existem por quase toda a superfície cultânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lagunos) ou grossos e fortes (terminais).
No couro cabeludo, temos cerca de 100 a 150 mil fios, que seguem um ciclo de renovação, no qual, aproximadamente, 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pelos.
Queratina
A queratina é a principal proteína formadora dos pelos, cabelos e unhas. As unhas são formadas lâminas de queratina de consistência endurecida. Esta consistência dura confere proteção á extremidade dos dedos das mãos e pés.
A constante produção de novas células na epiderme faz com que as células da camada de queratina sejam eliminadas aos poucos e substituídas por outras.
Ciclo de vida dos pelos
-Fase  Anágena é a fase de crescimento do pelo, com duração de quatro a seis anos.
 -Fase Catágena  é a fase de repouso do pelo, que para de crescer. O pelo morre, mas permanece no folículo durante três a quatro semanas.
-Fase telógena este processo ocorre de dois a três meses após a fase catágena. Em torno da papila original (que fica na base do local de nascimento do pelo), forma-se um bulbo, porque é a partir desta estrutura que nasce um novo pelo. O pelo antigo cai e o ciclo começa novamente.
De acordo com os estudiosos Artur Neufeld, fisiologista da Universidade de Northwestern, em Chicago, e Glenn Conroy, antropólogo da Universidade de Washington, em St.Louis, ambos dos Estados Unidos: Tanto cachos brilhantes roçando os ombros como um pelinho no dedão do pé cresce no mesmo ritmo, de 1 centímetro a 1,5 por mês, com apenas um período muito pequeno de inatividade antes de cair. A diferença é o tempo que o cabelo permanece nas diversas partes do corpo e é isso que determina seu comprimento máximo. Os pelos das pernas duram dois meses. Pelos da axila, se deixados em paz, uns seis meses. Os fios da cabeça crescem sem parar por seis anos ou mais.
O Feto possui o pelo tipo lanugem, que ainda antes do nascimento começa a ser substituído por pelos do tipo velos. Posteriormente, esses pelos são substituídos por outros, chamados terminais, com estruturas mais grossas, geralmente encontrados no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Na puberdade, os terminais também aparecem nas axilas, região pubiana, abdômen e face do homem.
Alguns pelos são importante: é o caso dos cílios, por exemplo . Eles protegem nossos olhos de pequenas partículas de poeira.
Na verdade, os pelos do nosso corpo estão sempre crescendo. Mas as pontas deles se gastam quando nos encostamos ás roupas e objetos. Isso faz com que eles mantenham quase sempre o mesmo tamanho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário