segunda-feira, 29 de abril de 2013

Design de sobrancelhas





O ser humano, ao longo de sua evolução, desenvolveu várias maneiras de se expressar, seja para si mesmo seja para os outros ao seu redor. Uma delas é a expressão corporal. O corpo é capaz de exprimir sentimentos, alegrias, tristezas e estados físicos de forma tão eficiente que muitas vezes nem tomamos conhecimento de que estamos exteriorizando o que sentimos por dentro, e que outras percebem de forma clara.
Dentro das variações da expressão corporal, o rosto é o mais importante. É fácil reconhecer quando alguém está triste ou contente, mesmo que não queira mostrar esses sentimentos.
Um dos motivos que faz com que o rosto seja tão expressivo são os olhos. Não é á toa que, desde já há muito tempo, os olhos são chamados de janelas da alma. Pelo seu brilho, pelas suas linhas de expressão, e até mesmo pela íris, estamos vulneráveis no que diz respeito a sentimentos e estados de espírito. Mas os olhos não estão sozinhos nesse eficiente sistema de comunicação, se eles são as janelas da alma, as sobrancelhas são a sua moldura.
Um par de sobrancelhas bem definido pode ser considerado o afinador daquilo que dizem os olhos. Eles trabalham em conjunto, em perfeita harmonia.E como a harmonia é um dos pilares , as sobrancelhas também estão dentro de nossas orientações estéticas voltadas para o profissional.
Sobrancelhas não devem estar somente em harmonia com os olhos, mas com todo o conjunto do rosto: o nariz, boca, olhos, testa, cabelo... o seu design, portanto, dentro da arquitetura estética do rosto, também é fundamental sensibilidade e percepção visual apurada devem estar presentes no trabalho do profissional para encontrar a sobrancelha ideal para o seu cliente. É para vencer esse grande desafio que passamos ás técnicas geométricas de definição precisa das medidas das sobrancelhas. Veremos a seguir quais são essas técnicas fundamentais á arte do design de sobrancelhas.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

4- Eletroterapia




Algumas técnicas envolvem o uso da eletroterapia. Há até mesmo um ramo das ciências cosméticas que trata exclusivamente dessas técnicas: é a eletrocosmética. A eletroterapia é uma técnica associada a cosmetologia no tratamento  da recomposição e recondicionamento fisiológico e externos do corpo. A associação entre eletroterapia e cosmetologia dá melhores resultados em menos tempo do que a aplicação isolada de técnicas da cosmetologia.     
Todos nós já ouvimos aquela lei da eletrofísica: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, enquanto cargas elétricas de sinal contrário se atraem.
Há três fenômenos que acontecem quando a corrente elétrica entra em contato com a pele:
. Produção de calor :
. Produção de um campo eletromagnético que emite ondas de diversas intensidades;
.Produção de uma reação química. Neste caso, a alta frequência não é capaz de mover os íons, por ser uma corrente alternada.
Quando há através de um condutor, passagem de energia elétrica, haverá em torno desse condutor um campo eletromagnético, que é um espaço de manifestação de forças magnéticas. O campo eletromagnético emite ondas eletromágnéticas de diversas intensidades. O conjunto dessas intensidades é chamado de espectro eletromagnético.
A alta frequência é uma corrente elétrica alternada, bidirecional, que oscila de milhares a milhões de ciclos por segundo. Os efeitos e propriedades da alta frequência são vários, e podem ser agrupados da seguinte maneira:

. Efeitos Fisiológicos :

1-Diatérmico-produção de calor e consequentemente vasodilatação nas áreas atingidas, promovendo o aquecimento tecidual;
2-Hemostático-agiliza o processo de coagulação, evitando a hemorragia;
3-aumento de oxigenação celular-melhora a oxigenação e nutrição celulares;
4-Estímulo do sistema  neuro muscular.

.Efeitos Terapêuticos:

1-sedativo ou analgésico-age sobre as terminações nervosas.

. Propriedades:

1-fungicida-destrói alguns tipos de fungos;
2-Bactericida-destrói algumas espécies de bactérias;
3-Bacterostátco- controla a proliferação de bactérias;
4-Antisséptico-ação desinfetante geral.

Esse aparelho possui eletrodos que são tubos de vidro ocos de várias formas que contêm gases em seu interior. Alguns eletrodos mais usados têm forma de cogumelo, e há ainda muitos outros tipos, mas, para o tratamento da depilação, são usados o tipo cebolão standard ( que em português significa padrão) ou o rolinho de vidro.
Há duas técnicas distintas de utilização dos eletrodos por emissão de alta frequência, a saber: a aplicação direta e indireta. Na primeira, o eletrodo deve estar em contato direto com a pele e não deve ser retirado, durante o tratamento, o eletrodo da superfície da pele. Na segunda técnica, a distância entre eletrodo e pele gerará pequenas descargas elétricas em forma de faísca.

Atenção! A aplicação de alta frequência é totalmente contra-indicada para portadores de marca-passo cardíaco,gestante, e em áreas de pele em que tenham sido utilizados produtos inflamáveis,como álcool e éter.

terça-feira, 23 de abril de 2013

PROCEDIMENTOS DE HIGIENE


3. Procedimentos de Higienização
             



Há procedimentos específicos que o profissional pode ter antes de iniciar seu trabalho que reduzem drasticamente os riscos de afecções cutâneas. São procedimentos de assepsia e higiene que, embora simples,devem ser praticados coma devidaseriedade. Um trabalho asséptico é um trabalho seguro. Vejamos que procedimentos higiênicos são esses:

.higienização das mãos
É o mais simples e corriqueiro procedimento, mas é também a primeira linha de defesa contra os microorganismos.isso porque o uso de água ou sabão na lavagem remove os microorganismos que ficam em contato com as mãos,e estar livre deles é o primeiro passo importante para prosseguir com as técnicas.

. produtos de higienização
Para a total segurança na realização dos procedimentos o profissional deverá certificar-se de que os produtos estão sendo usados corretamente e no prazo de validade. A higienização das mãos com produtos bactericidas é um grande aliado.

.luvas descartáveis
Devem ser usadas sempre que houver contato das mãos do profissional com a pele do seu cliente. Não devem ficar nem folgadas nem muito justas ás mãos, e sim confortavelmente calçadas.

.Máscara facial descartável
Evita a possível transmissão e contaminação por microorganismos transmitidos pelo ar.É uma proteção extra para voçê e seu cliente, além de fazer uma composição estética dos uniformes.
Por falar em local de trabalho, ele também precisa  de cuidados antissépticos especiais para funcionar como facilitador do trabalho do profissional, além de proporcionar a ele e a seu cliente um ambiente cômodo, confortável e confiante. Alguns procedimentos de higienização do seu local de trabalho:
.Prefira ambientes claros e escolha móveis de fácil limpeza. Isso é sinônimo de ambiente dinâmico, limpo e prático.
.Mantenha o piso limpo e completamente higienizado com produtos bactericidas.
.Tenha cuidados especiais com o lixo. Se puder, encarregue alguém exclusivamente de cuidar da retirada do lixo.
.Todos os aparelhos eletroeletrônicos que compõem o seu ambiente de trabalho devem passar por manutenções periódicas e estar em perfeitas condições de uso: lâmpadas,estufas,luminárias,aparelhos de ar- condicionado etc .
. Atenção redobrada na limpeza dos banheiros! O ideal é que sejam limpos duas vbezes ao dia , ou mais, dependendo do fluxo de clientes da sua instituição de beleza.
É importante saber também que há dispositivos e órgãos legais que regulamentam muito dos aspectos de sua profissão, como por exemplo a ANVISA e o INMETRO.

.A ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – é uma agência reguladora,com atividade de independência administrativa,cuja responsabilidade é proteger a saúde da população por intermédio do controle sanitário da produçãoe da comercializaçãode produtos e serviços submetidos á vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles associados. Algumas normas são específicas para os produtos. O conhecimento dessas normas é importante para voçê saber se o produto que utilizará é regulamentado pelo órgão e ter conhecimento dos aspectos legais que envolvem a sua área profissional.

. O INMETRO
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – é uma autarquia federal, vinculada ao ministério do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, que atua como Secretaria executiva do Conselho Nacional de Metrologia, normalização e qualidade industrial (Conmetro), colegiado interministerial e qualidade industrial (Sinmetro).
No âmbito de sua ampla missão institucional, o inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoação de mecanismos destinados á melhoria da qualidade de produtos e serviços. Sua missão é promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia através da metrologia e da qualidade.
E qual a importância desses órgãos e suas atividades na rotina do profissional? Através das autorizações que esses órgãos conferem a produtos e aparelhos que o profissional utiliza em seus procedimentos, ele e seu cliente podem estar seguros de sua eficiência e segurança.  

sábado, 20 de abril de 2013

2-Ética Profissional


Ética Profissional 





Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
Podemos entender a ética dentro de nossas atribuições e nosso campo de trabalho. Para o profissional, o cliente e a comunidade são sua realidade social, e seus deveres perante essa realidade são as suas finalidades últimas para o máximo de harmonia.
Alguns deveres ou responsabilidades para que voçê possa exercer sua atividade com mais segurança, tranquilidade, respeito e harmonia junto a seu cliente.
. O profissional deve zelar por todo material e ambiente de trabalho com que se envolver, para que esteja tudo em condições ideais de atendimento ao cliente. Também é uma de suas responsabilidades avaliar o tratamento cosmético adequado e necessário a cada cliente, responsabilizando-se por sua aplicação e tendendo a todos os parâmetros de segurança e higiene. Seu ambiente de trabalho de vê ser organizado, limpo, otimizado e prático. Deve ser um agente facilitador de seu trabalho.
. Atualizar-se em seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais também deve ser uma de suas preocupações constantes, pois é, para ele, um grande diferencial de mercado.
    
. O Profissional nunca deve: abandonar seu cliente durante qualquer tratamento que tenha iniciado: ele deve dar assistência total e continuidade plena ao tratamento até seu término, exceto situações de absoluta força maior. Não deve agir com negligência, imperícia ou imprudência, realizando tratamentos inadequados,que podem constituir ameaças graves á saúde de seu cliente.E não é preciso dizer o quanto prejudicial isto é á sua carreira.
. Técnicas que não tenham respaldo científico e para as quais o profissional não esteja devidamente capacitado não podem, sob hipótese nehuma, serem aplicadas ao seu cliente.
. O Profissional não deverá,jamais, prescrever medicamentos nem realizar consultas médicas. Identificando patologias na pele de seu cliente, sua obrigação ética é orientá-lo imediatamente a consultar –se com um médico .
.É expressamente proibido ao profissional expor, a título de promoção pessoal, exemplificação ou outro pretexto qualquer, em fotos, slides, filmes ou qualquer outro meio de divulgação, a imagem de clientes que não tenham expressa e comprovadamente autorizado essa prática.
.O Profissional deve estar sempre muito atento ás suas afiliações profissionais, evitando juntar-se a pessoas que exerçam ilegalmente quaisquer funções.
Lembramos ainda que a proposta de harmonia aplica-se não só na relação profissional/cliente, mas também nas relações entre os profissionais. Vejamos quais são elas:
. Tratar os colegas e outros profissionais com respeito e cortesia é fundamental, bem como,ao trabalhar em equipe, desempenhar corretamente e harmoniosamente sua funão específica no trabalho coletivo. E o bom profissional poderá ir além, procurando trocar experiências de trabalho, participando de grupos de estudo e encontros de profissionais, inclusive, quando possível, em escala internacional.
Lembramos ainda que a ética não se prende somente a procedimentos a atitudes fixadas em normativos. Por ser um conceito global, abrange cuidados gerais seguidos por muitos profissionais em diversas áreas de atuação. A ética também trabalha com o bom senso, ou o senso, ou o senso comum, que são essas “pequenas grandes” regras que devem ser seguidas por qualquer um a qualquer hora em qualquer sociedade.
. Tenha cuidado com sua aparência! Ela é seu cartão de visitas. Mantenha sempre impecáveis sua higiene pessoal e apresentação. A primeira impressão é a que fica.
. Não fume, coma, mastigue chicletes ou balas durante o trabalho.
. Evite conversas pessoais, seja sobre voçê, seu cliente ou terceiros. Concentre-se no seu trabalho e, se houver necessidade, fale sobre assuntos referentes ao procedimento que está sendo executado.
. Saiba evitar conflitos. Um cliente nervoso pode ser uma situação perfeitamente contornável. Tenha flexibilidade, paciência e profissionalismo. Em outras palavras, pratique o que popularmente conhecemos como “jogo de cintura”.
. Cicatrizes e outras marcas na pele não devem ser comentadas pelo profissional. Isso pode causar constrangimentos ao cliente.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Design de sobrancelhas


1-Introdução




A sobrancelha é um conjuntos de pêlos que revestem a parte superior dos olhos e sempre teve uma  função muito importante para o ser humano , pois essa pequena porção de pelos desde os primórdios da história humana tinha como único objetivo proteger os nossos olhos, por isso localiza-se acima dos mesmos. 
Com o passar dos anos as sobrancelhas assumem um outro conceito para a sociedade. A expressão do olhar e a beleza da face estão fortemente relacionados ao formato da sobrancelha.
Um mergulho na Grécia nos ajuda a entender melhor a importância da aplicação das técnicas de designer de sobrancelha. Os gregos descobriram a matemática e as artes e definiram que, o que era perfeito matemáticamente também era percebido como belo artisticamente, este conceito exerce uma grande influência para a realização de todos os trabalhos artísticos.
A busca da perfeição avançou durante a história, e com o decorrer dos anos a sobrancelha ganhou um destaque especial, estando fortemente associada á moda e ao comportamento humano, um exemplo disso foram os anos 1920. Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do século xlx, as saias subiram e as pernas ficaram á mostra. Na maquiagem, a tendência era o batom que desenhava a boca em forma de coração, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintados a lápis.
Greta Garbo foi uma grande atriz dessa época que raspava as sobrancelhas e utilizava traços finos marcados com o lápis. Os cílios eram curvados e aplicavam-se máscaras para cílios. As sombras de todas as cores eram bem usuais, com destaque para as sombras pretas muito utilizadas á noite.



Com o decorrer dos anos, as sobrancelhas ganham destaque especial na composição da harmonia e beleza da face feminina, os trabalhos buscam cada vez mais a perfeição, as técnicas de modelagem evoluem e surge no cenário uma nova técnica chamada de Design de sobrancelha, um trabalho minucioso para retirada de pelos, que tem com o objetivo medir precisamente partes do rosto, com bases geométricas de medida para atingir a perfeição. O desejo de atingir a harmonia estética da face é cada vez maior.

sábado, 13 de abril de 2013

Cabelos



A composição química dos cabelos




Os cabelos possuem alguns elementos químicos em sua composição, além de Ferro, Cobre, Zinco, iodo, e vinte tipos diferentes de aminoácidos, proteínas, lipídios e água.

 Classificação dos cabelos conforme o grau de oleosidade e hidratação

Cabelos Normais: nesse tipo de cabelo, as glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente.
Os fios são brilhantes, macios, maleáveis e desembaraçam com facilidade, mesmo quando molhados. Não são oleosos na raiz nem secos nas pontas, e as cutículas são fechadas.

Cabelos Secos: as glândulas sebáceas são hipofuncionais. Os fios são opacos. A limpeza deve ser com xampu e condicionados apropriados ao tipo de cabelo. As pontas se rompem e dão origem a tricoptilose, popularmente conhecida como ponta dupla. As cutículas são abertas, tornando os fios porosos, ásperos e embaraçados. Fatores externos como tratamentos químicos frequentes (tinturas, descolorações, permanentes, alisamentos), bem como o uso indevido de secadores e pranchas ou a exposição prolongada ao Sol ou á água da piscina, alteram a estrutura dos fios, que perdem a elasticidade e o brilho.

Cabelos Oleosos: o couro cabeludo apresenta exagerada produção de sebo pela hiperatividade das glândulas sebáceas. Os fios se apresentam aglutinados, sem volume, gordurosos e, ás vezes, exalam odor característico. Pode haver irritação e prurido no couro cabeludo.
A limpeza pode ser diária, com água fria (água quente estimula a oleosidade) e xampu desengordurante. Não devem ser usados cremes no couro cabeludo, e o condicionador tem que ser aplicado do meio para as pontas dos fios.

Cabelos mistos: é o tipo de cabelo da maioria das brasileiras. Apresentam oleosidade no couro cabeludo, mas as pontas são desidratadas, devido ao não espalhamento do sebo pelas superfícies dos fios.
Requerem cuidados especiais na lavagem e condicionamento. Após a lavagem, recomenda-se o uso de produtos de manutenção sem enxágue, que devem ser aplicados apenas do meio para as pontas dos fios e nunca no couro cabeludo.

Cabelos frágeis: são cabelos finos e com pouca resistência, determinados geneticamente por deficiência nutricionais ou metabólicas, necessitando de cuidados especiais. O xampu deve ser de formulação suave.
Cabelos coloridos: O processo repetido de tinturas danifica as fibras de queratina, presentes  nos fios, provocando ressecamento, falta de brilho e alterações na tonalidade da cor. Recomenda-se o uso de xampus e condicionadores hidratantes. Além disso, as hidratações semanais com os produtos específicos para esse tipo de cabelo são uma ótima opção para preservar o brilho e a saúde das madeixas.

A curvatura do fio de cabelo
È a característica que mais influencia na densidade, ou seja, no volume, na penteabilidade e na maleabilidade dos cabelos.
A curva dos cabelos crespos, ondulados e lisos é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.

Cabelos lisos: são predominantes nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados.

Cabelos ondulados: são predominantes nas raças caucasoides, como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados.

Cabelos Crespos: são característicos de quase todas as raças negras e suas miscigenações, podendo variar em crespos e muito crespos.



  
    

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Pelo




Os pelos existem por quase toda a superfície cultânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lagunos) ou grossos e fortes (terminais).
No couro cabeludo, temos cerca de 100 a 150 mil fios, que seguem um ciclo de renovação, no qual, aproximadamente, 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pelos.
Queratina
A queratina é a principal proteína formadora dos pelos, cabelos e unhas. As unhas são formadas lâminas de queratina de consistência endurecida. Esta consistência dura confere proteção á extremidade dos dedos das mãos e pés.
A constante produção de novas células na epiderme faz com que as células da camada de queratina sejam eliminadas aos poucos e substituídas por outras.
Ciclo de vida dos pelos
-Fase  Anágena é a fase de crescimento do pelo, com duração de quatro a seis anos.
 -Fase Catágena  é a fase de repouso do pelo, que para de crescer. O pelo morre, mas permanece no folículo durante três a quatro semanas.
-Fase telógena este processo ocorre de dois a três meses após a fase catágena. Em torno da papila original (que fica na base do local de nascimento do pelo), forma-se um bulbo, porque é a partir desta estrutura que nasce um novo pelo. O pelo antigo cai e o ciclo começa novamente.
De acordo com os estudiosos Artur Neufeld, fisiologista da Universidade de Northwestern, em Chicago, e Glenn Conroy, antropólogo da Universidade de Washington, em St.Louis, ambos dos Estados Unidos: Tanto cachos brilhantes roçando os ombros como um pelinho no dedão do pé cresce no mesmo ritmo, de 1 centímetro a 1,5 por mês, com apenas um período muito pequeno de inatividade antes de cair. A diferença é o tempo que o cabelo permanece nas diversas partes do corpo e é isso que determina seu comprimento máximo. Os pelos das pernas duram dois meses. Pelos da axila, se deixados em paz, uns seis meses. Os fios da cabeça crescem sem parar por seis anos ou mais.
O Feto possui o pelo tipo lanugem, que ainda antes do nascimento começa a ser substituído por pelos do tipo velos. Posteriormente, esses pelos são substituídos por outros, chamados terminais, com estruturas mais grossas, geralmente encontrados no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Na puberdade, os terminais também aparecem nas axilas, região pubiana, abdômen e face do homem.
Alguns pelos são importante: é o caso dos cílios, por exemplo . Eles protegem nossos olhos de pequenas partículas de poeira.
Na verdade, os pelos do nosso corpo estão sempre crescendo. Mas as pontas deles se gastam quando nos encostamos ás roupas e objetos. Isso faz com que eles mantenham quase sempre o mesmo tamanho.  

domingo, 7 de abril de 2013

Estudos dos cabelos e seus tratamentos


A  importância dos cabelos





Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada. Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, ao cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.
Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou, até mesmo, a posicionamentos políticos.
 Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal. 
Cortar, pentear e colorir de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar a sua individualidade.
Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder. Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.
Para muitos perdê-los é um acontecimento grave, pois a valorização da autoestima está ligada á beleza e á saúde dos cabelos.
Portanto entender como essa estrutura funciona é de fundamental importância para o seu amplo desenvolvimento profissional. E é com a busca desse conhecimento mais profundo e detalhado que evoluímos e chegamos próximos da perfeição.
Nesse sentido, aliar o conhecimento científico á compreensão da maravilhosa estrutura capilar, bem como das variadas cores, formas e texturas dos cabelos, faz com que seja possível explicar, de modo racional, aquilo que se está na leitura dos artigos.
Entender o que fazemos faz parte de entender o que queremos!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dicas de como praticar um atendimento de excelência


Até o momento, vimos muitas informações úteis para melhorar todos os aspectos que estão envolvidos em um atendimento de excelência.
Agora, convidamos voçê a dar um passo além em nossa caminhada: de forma abrangente, vamos inserir, na nossa prática do dia a dia, todas as informações que colhemos até aqui.

Higiene e asseio pessoal




Os cuidados com o corpo constituem uma rotina que deve ser seguida não só pelo profissional, mas por todos nós. No caso do profissional, ela é um bônus e sua atividade. Elegância e boa aparência se revelam nos cuidados com os seguintes itens, entre outros que voçê considerar relevante:   
- Pele: Atenção para uma boa alimentação! Beba muita água, coma frutas e carnes brancas (peixes e aves), evite comidas gordurosas e sal em excesso. Tenha cuidado com os produtos usados na pele e, se voçê gosta de se expor ao sol,tome as devidas precauções,como o uso de protetor solar.
-Cabelos: mantenha-os bem cortados e limpos. Se estiverem sempre brilhantes e escovados, melhor ainda. Evite sprays e géis em exceso . Opte por não usar lenços na cabeça e mantenha uma higienepesoal adequada, que evite a caspa. Para quem usa coloração, cuide do retoque.
- Dentes: Devem estar sempre limpos e bem cuidados. Mau hálito é um problema sério e de solução relativamente fácil. Tenha sempre esta preocupação em mente.
Mãos e unhas: As mãos devem estar limpas e cuidadas . Unhas sempre aparadas e limpas, com esmalte discretos, são atraentes e demonstram cuidado pessoal .
- Maquiagem: Prefira maquiagens leves e discretas.
- Acessórios e adornos: sua profissão requer certo tipo de vestimenta. Evite acessórios que nada tem a ver com a atividade que voçê exerce. Cuidado com os cintos, bijuterias, lenços, brincos, pulseiras, colares, anéis... os relógios também devem ser discretos ou, até mesmo, evitados.O foco do cliente deve ser o profissional e seu serviço, e não sua roupa ou seus pertences.

- Sapatos: Devem sempre ser confortáveis e combinar com a roupa. Devem ser cuidados e tratados periodicamente. Se for usar tênis não esqueça de colocar meias.
Roupas: Sempre limpas e passadas. Decotes devem ser discretos.Mantenha uma postura profissional e sóbria.
- Posturas: Não ande arrastando os pés ou rebolando demais. Mantenha -se ereto e caminhe normalmente, de forma suave e segura.
- local de trabalho : limpo e organizado.
É importante lembrar que ninguém  vem ao salão para fazer serviços. As pessoas vêm com o desejo de sair melhor do que entrarem. Por isso é importante saber o que  significa o melhor para cada cliente. A cliente não compra serviços, mas relacionamento! Melhore sempre a qualidade do relacionamento e pratique tudo o que foi passado nestes artigos e tenha muito sucesso. 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vamos melhorar amaneira de falar ?





Por que eu preciso falar corretamente?
 Apesar de muitos erros de português, o falante ou o escritor podem ser entendidos pelo ouvinte ou leitor.  Da mesma forma que um profissional se vista de forma esquisita pode muito bem exercer sua função com competência . Mas para o cliente, o leitor e o ouvinte, a roupa apropriada para a ocasião tem o mesmo efeito da linguagem adequada; é mais atrativa e mostra uma preocupação maior da parte daquele que a utiliza. 
São os valores com os quais nossa sociedade convive . 
Se é possível evitar constrangimento desnecessários para o seu cliente, por que não fazê-lo? Procure comunicar da melhor forma possível, isso é importante. Mas, calma! Se você sentiu uma vontade muito grande de ir ao dicionário procurar palavras que ninguém conhece, achando que vai se destacar de forma positiva, está enganado. O erro de português tem o mesmo efeito de uma falsa ideia de cultura. O que vale é o equilíbrio e a harmonia. Procure estar dentro das normas gramaticais de forma tranquila, sem exageros nem deficiências.
Quando você for se comunicar com o seu cliente e achar que a forma como fala não é importante desde que tenha havido a comunicação, isto é, desde que seu cliente tenha entendido aquilo que você quis dizer, pense mais uma vez sobre o assunto. Ele pode até ter entendido, mas a sua imagem pessoal pode ter ficado um pouco arranhada. Imagine que cada um de nós resolva falar como bem quiser, usando pronomes, adjetivos, sujeitos no lugar de predicados, verbos conjugados de forma errada, enfim, sem nenhuma regra gramatical.Quanto tempo voçê acha que levará até que ninguém mais se entenda? Possivelmente, muito pouco tempo.
É por esse motivo que a gramática precisa ser ensinada na escola e que deve haver uma língua comum para todos os brasileiros, a fim de que todos se entendam.
Aqui abaixo vão alguns exemplos de expressões usadas no dia a dia :

                 Forma inadequada ---------------------- Forma adequada
São meio dia e meio -------------------------------- É meio-dia e meia (meia hora)
Vou te amostrar pra voçê ------------------------ Vou te mostrar
Os alunos chegou tudo ---------------------------- Todos os alunos chegaram
Dá pra mim fazer --------------------------------- Dê para eu fazer
Eu tenho menos coisas ------------------------- Eu tenho menos coisas
Ela tá meis triste ------------------------- Ela esta meio triste
A gente somos os melhores alunos ----------------- Nós somos os melhores alunos

Desenvolver um ambiente de confiança para conquistar a lealdade de nossos clientes, consumidores,fornecedores e parceiros, através do relacionamento sincero e da comunicação verdadeira, com clareza e objetividade.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Quem é o meu cliente e como posso atendê-lo bem?




Para cada tipo de serviço existe um tipo de cliente . Será que isso é verdade?

O cliente é para qualquer profissional:
. A pessoa mais importante para o seu negócio;
. Independente de você ou seu serviço.Muito pelo contrário!
. A motivação do seu trabalho, e não uma interrupção a ele;
. Um ser humano que merece respeito,e não uma fonte de renda;
Sua oportunidade de crescer como ser humano atento, educado,etc.;
. O pagador do seu salário;
O cliente é voçê mesmo ! Afinal, você também não precisa de serviços de outros profissionais ? Como voçê gostaria de ser tratado por eles? Gostaria de ser atendido com qualidade ?
Os clientes de uma maneira geral têm outra coisa em comum para a qual os profissionais devem  também dar muita atenção: eles se afastam de um prestador de serviço pelos mesmos motivos. Portanto, fiquem atentos em :
. Cumprir o que foi prometido;
. Buscar sempre aperfeiçoamento e atualização para evitar erros na execução dos serviços;
. Informar sempre acerca dos serviços e produtos utilizados;
. Responda com clareza e segurança as perguntas do seu cliente;
. Ser transparente e verdadeiro;
. Utilizar o tempo adequado na execução dos serviços;
. Tratar o cliente com amor, dedicação e emoção(com o famoso olhos nos olhos);
. Ser sempre educado e cortês;
Não prestar serviço por obrigação, sem interesse.
O que deve ser feito para se estar prestando não apenas um bom serviço, mas também para encantar , surpreender e fidelizar o seu cliente.O seu cliente não é só aquele indivíduo para quem você presta o seu seu serviço profissional. Este é o chamado cliente externo, quer dizer, está fora do seu círculo interno de trabalho, capacitação, localização, conhecimento, material utilizado, etc.
Existe um outro tipo de cliente o interno é aquele que está dentro de seu círculo profissional: são os seus colegas de trabalho, os seus fornecedores,os profissionais que, de uma forma ou de outra, estão ligados á sua atividade profissional, como o seu contador, seu advogado, etc.
Os 6 passos essenciais para um bom atendimento de excelência 
1- Receba bem o seu cliente.
2- conheça o seu cliente pelo nome.
3- converse adequadamente com o seu cliente.
4- Se houver erro, desculpe-se.
5- conheça a empresa em que você trabalha.
6- trabalhe com prazer, orgulho e satisfação.
Acredite que, de todas as dicas e informações de que tratamos neste artigo o passo 6 é uma das mais importantes: não há nada pior para um cliente do que ter um primeiro contato com um profissional  mal-humorado ou emburrado.  Se você é um profissional satisfeito, uma pessoa equilibrada e vive em harmonia com o seu ambiente de trabalho, isso se refletirá de forma natural e não passará despercebido pelo cliente.       

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quebra de paradigmas




Paradigma nada é do que um padrão, uma  regrinha,  uma forma já pronta, pela qual eu vejo o mundo e o entendo. A palavra é antiga,vem do grego parádeigma, que quer dizer modelo.
A quebra de paradigma significa, então, mudança na forma de enxergar determinadas situações.
O hábito não é simplesmente uma ação repetida muitas vezes,é a intersecção de três áreas humanas: o conhecimento (por que fazer e o que fazer), a capacidade (como fazer) e a vontade (o desejo de fazer). Voçê jamais deverá julgar as pessoas pela sua aparência ou por algum  tipo de rótulo. Nossas experiências pessoais não devem interferir em nossa conduta profissional. A quebra de paradigma nos auxiliará a combater este tipo de atitude, nos preparando para a melhoria dos nossos  relacionamentos e para a excelência  no atendimento.
E como quebrar um paradigma? Este é um grande desafio e não é tarefa fácil,pois não há uma receita pronta. Porem, você  poderá executar mudanças simples no seu dia a dia, que poderão ajudá-lo, como: um novo corte de cabelo, conhecer novos lugares, exercitar o hábito de ouvir, escutar uma nova música, estar receptivo em entender o ponto de vista do outro, conversar com pessoas de personalidades diferentes, experimentar o novo... Com isso, você vivenciará novas experiências e terá maior possibilidade de interagir com o novo, transformando cada descoberta em um momento especial. 
Então, você tem agora, uma escolha diante de si: continuar com os seus paradigmas, agindo com os valores infantis, isto é, achando uma solução de fora para dentro, ou seguir o caminho da quebra de paradigma e mudar profundamente o seu íntimo, solucionando os seus problemas de dentro para fora.
Como você quer quebrar paradigmas negativos? A escolha é sua, mas o efeito será para todos. Lembre-se sempre disso. Seu cliente, certamente, se lembrará. 
Enfim de acordo com nossos paradgmas, podemos ter posturas diferentes diante do mundo, e elas poderão se refletir de forma positiva ou negativa para nós. Se aquilo em que acreditamos nos traz, e aos que nos cercam, experiências positivas, então elas devem ser mantidase reforçadas. Se, no entanto, nossa visão de mundo-por causa de nossos paradigmas-são negativas e nos prejudicam, bem como ás pessoas á nossa volta, então devemos nos esforçar para transformá-las.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cabeleireiro profissional excelência no Atendimento


Introdução

O segredo para conseguirmos um grande nível de satisfação e fidelidade de nossos clientes é conhecer as várias etapas que envolvem um atendimento de excelência,entendendo que ele vai muito além do que apenas dar atenção a reclamações, providenciar reembolsos,efetuar trocas e devoluções ou sorrir para os clientes.
Atender um cliente com excelência significa sair em sua busca , priorizar suas necessidades,tomar decisões que o beneficiem e fazer todo o possível para satisfazê-lo. O cliente precisa ficar encantado,e você é o principal responsável para lhe proporcionar esse encantamento.É assim que as melhores empresas viram referências e se firmam no mercado.
Encantar nada mais é do que surpreender,e,para surpreender,é preciso estar preparado!
É possível que você esteja se perguntando: Qual a impotância da Excelência no atendimento?Isso não é um exagero?Não basta eu atender bem o meu cliente? Afinal,o que conta é um serviço bem feito,o resto é mera decoração,não é ? Na verdade,não é bem assim.
Essência vital é a excelência no atendimento , a harmonia, a considerção e preocupação até mesmo com os menores detalhes (são eles os que mais impressionam e diferenciam profissionais e seus serviços ,você sabia?)
Muitos profissionais que trabalham dentro de uma perspectiva de qualidade poucodesenvolvida costumam sempre usar frases do tipo nunca ninguém reclamou do meu trabalho  para justificarem queda da sua clientela, quando isso acontece. Isso é uma conseqüência muito perigosa da falta de qualidade no atendimento; o silêncio do cliente insatisfeito. Um cliente insatisfeito não irá reclamar imediatamente de um serviço mal executado. O cliente mal atendido é uma fonte multiplicadora de propaganda negativa do profissional pouco qualificado,ou menos preparado.
Para este profissional, pode até parecer que nada está acontecendo, cerc ado de um profundo silêncio e uma queda  misteriosa em  sua clientela.  Ele está sendo cotado negativamente no mercado de trabalho como consequência de sua pouca qualidade no atendimento.
Um mal atendimento vai, inevitavelmente,com o tempo,isolar o profissional mal formado do mercado de trabalho. Assim com essa introdução a excelência no atendimento  fica a oportunidade de refetir  sobre seu posicionamento no mercado de trabalho. Como tenho atendido meus clientes ? Minha clientela é fixa ? Diminui? Aumenta?Em qualquer um dos casos, porque isso está acontecendo? Como está minha imagem como profissional na área de trabalho em que atuo? E minha imagem pessoal?
Visando a todos esses objetivos , saiba escolher uma ótima escola de qualidade para sua  formação profissional  de excelência, aquele que será destaque em sua área de trabalho,bem como uma pessoa admirável, respeitável e responsável. Um prosissional  requisitado e de muito sucesso.