3-Princípios
Básicos
A atividade de
manicure requer um sério trabalho de higienização, tanto do profissional quanto
do material que será usado. Os instrumentos utilizados em seu trabalho são
cortantes e expõem os clientes a alguns riscos. Por isso, aí vão algumas dicas
de assepsia:
. Verificar e
preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e
espaços do serviço.
. Lavar,
desinfetar e esterilizar os instrumentos utilizados, controlando o seu estado
de conservação.
.Examinar as
zonas da pele e unhas a cuidar, utilizando processos adequados de análise e
diagnósticos, que voçê irá aprender nesta apostila.
. caso as
unhas apresentem problemas, serão necessários alguns cuidados especiais. Em
alguns casos, é melhor que o serviço nem seja executado.
.Selecionar os
equipamentos, os utensílios e os produtos a utilizar em função das
características da pele e unhas a cuidar. Todos devidamente esterilizados.
Atendimento
Estamos na era
da prestação de serviços. Hoje, quem trabalha com o público está exposto a um
cliente muito mais exigente, totalmente ciente dos seus direitos de defesa do
consumidor. Por isso, procure atender e resolver reclamações de clientes, tendo
em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional. Não discuta um
problema, ou uma insatisfação. Busque a solução para a mesma. Siga algumas
dicas:
. Procure
manter um bom nível de comunicação e relações interpessoais, principalmente com
os colegas de trabalho.
. Olhe sempre
nos olhos das pessoas, cumprimentando-as com “Bom(a) dia/tarde/noite”. Ser
cortez e educado usando expressões como “Por favor”, “Até logo”, “Por
gentileza”,etc.
.Trabalhe em
equipe e adapte a individualidade de cada cliente.
. Trabalhe com
eficiência e rapidez. Lembre-se que a maioria das vezes o cliente tem pressa.
.Procure
sempre manter a serenidade e o bom senso diante de um cliente nervoso. Voçê não
precisa aceitar uma ofensa, mas também não precisa revidar.
.Valorize seu
conhecimento. Voçê poderá demonstrá-lo ao cliente através do seu
profissionalismo. Oriente-o sempre que possível. Isso não significa, entretanto,
interferir em escolhas pessoais do cliente, como a escolha da cor do esmalte,
por exemplo.
. Procure
fidelizar o cliente. Quando for o primeiro atendimento, procure ser ainda mais
cordial, mas sem exageros.
. Não conte
seus problemas particulares e não especule sobre a vida do cliente, masmo que
ele exponha o assunto. Evite também a conversa com colegas de trabalho na
presença do cliente.
. cuidado com
seu vocabulário. Evite expressões vulgares e gírias e, principalmente, os
palavrões.
. Lealdade,
autocontrole,tolerância,colaboração,solidariedade,orgulho e amor pelo que faz,
são requisitos fundamentais para o sucesso profissional.
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