quinta-feira, 30 de maio de 2013

Técnicas de Higiene 




   
Na profissão de manicure/pedicure é preciso estar atento todo tempo. A assepsia do material é fundamental para evitar riscos á saúde, tanto da manicure quanto do cliente.

Nossas mãos são veículos importantes de transmissão de doenças. O ideal é que elas desejam lavadas antes e depois de cada técnica ou sejam utilizadas luvas de silicone. E, após cada lavagem, utilize um creme que hidrate e proteja as suas mãos.

Todos os instrumentos de trabalho, sem exceção, devem ser esterilizados, para evitar a propagação de vírus e fungos. Limpe os instrumentos e esterilize-os conforme a orientação da vigilância sanitária.

Quando notar vestígio de doenças em uma das unhas, deixe-a para o final. Caso contrário, voçê poderá contaminar os outros dedos. E quando retirar a cutícula do cliente, se houver ferimentos, faça a limpeza e a desinfecção com álcool 70%.

Lave bem o recipiente de água utilizando, de preferência, protetores descartáveis. No caso de recipientes com massageador que não comportam protetores descartáveis, lave com água e sabão e finalize a higienização com álcool 70%. Jamais utilize a mesma água para amolecer a cutícula do outro cliente. Aliás, para cada cliente utilize materiais descartáveis como : lixas de unha, lixas de motor, palito, protetores e outros.


Quanto ao local de trabalho, mantenha-o limpo e organizado no término de cada serviço.

terça-feira, 28 de maio de 2013

3-Princípios Básicos





A atividade de manicure requer um sério trabalho de higienização, tanto do profissional quanto do material que será usado. Os instrumentos utilizados em seu trabalho são cortantes e expõem os clientes a alguns riscos. Por isso, aí vão algumas dicas de assepsia:
. Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço.
. Lavar, desinfetar e esterilizar os instrumentos utilizados, controlando o seu estado de conservação.
.Examinar as zonas da pele e unhas a cuidar, utilizando processos adequados de análise e diagnósticos, que voçê irá aprender nesta apostila.
. caso as unhas apresentem problemas, serão necessários alguns cuidados especiais. Em alguns casos, é melhor que o serviço nem seja executado.
.Selecionar os equipamentos, os utensílios e os produtos a utilizar em função das características da pele e unhas a cuidar. Todos devidamente esterilizados.
Atendimento
Estamos na era da prestação de serviços. Hoje, quem trabalha com o público está exposto a um cliente muito mais exigente, totalmente ciente dos seus direitos de defesa do consumidor. Por isso, procure atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional. Não discuta um problema, ou uma insatisfação. Busque a solução para a mesma. Siga algumas dicas:
. Procure manter um bom nível de comunicação e relações interpessoais, principalmente com os colegas de trabalho.
. Olhe sempre nos olhos das pessoas, cumprimentando-as com “Bom(a) dia/tarde/noite”. Ser cortez e educado usando expressões como “Por favor”, “Até logo”, “Por gentileza”,etc.
.Trabalhe em equipe e adapte a individualidade de cada cliente.
. Trabalhe com eficiência e rapidez. Lembre-se que a maioria das vezes o cliente tem pressa.
.Procure sempre manter a serenidade e o bom senso diante de um cliente nervoso. Voçê não precisa aceitar uma ofensa, mas também não precisa revidar.
.Valorize seu conhecimento. Voçê poderá demonstrá-lo ao cliente através do seu profissionalismo. Oriente-o sempre que possível. Isso não significa, entretanto, interferir em escolhas pessoais do cliente, como a escolha da cor do esmalte, por exemplo.
. Procure fidelizar o cliente. Quando for o primeiro atendimento, procure ser ainda mais cordial, mas sem exageros.
. Não conte seus problemas particulares e não especule sobre a vida do cliente, masmo que ele exponha o assunto. Evite também a conversa com colegas de trabalho na presença do cliente.
. cuidado com seu vocabulário. Evite expressões vulgares e gírias e, principalmente, os palavrões.

. Lealdade, autocontrole,tolerância,colaboração,solidariedade,orgulho e amor pelo que faz, são requisitos fundamentais para o sucesso profissional.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

2- A arte de fazer as unhas



A arte de fazer as unhas teve origem há cerca de quatro mil anos, no sul da Babilônia.

Naquela época, implantes  de ouro sólido eram usados nas unhas dos pés e das mãos. Manuscritos de dinastias chinesas, datados de três mil anos AC, descrevem o costume de pintar as unhas. As cores variavam de acordo com a classe social, sendo o vermelho e o preto privilégios da realeza.

No Egito, Cleópatra usava um tom marrom-escuro, o que se firmou como marco da sua autoridade e supremacia. Até mesmo os homens tinham o hábito de enfeitar as unhas. Acredita-se que os comandantes militares do Império Romano e do antigo Egito costumavam pintá-las antes de sair para as batalhas mais decisivas.


Como se vê, esse ato tão comum hoje em dia tem história, mostrando que unhas coloridas sempre estiveram na moda. Entretanto, mantê-las bem cuidadas,higienizadas e saudáveis deve ser entendido como um bom hábito a ser adquirido, fazendo parte da nossa rotina, assim como escovar os dentes e pentear os cabelos.

domingo, 19 de maio de 2013


Manicure e Pedicure


1-Introdução



Houve um tempo em que unha bem feita era sinônimo de luxo e ostentação. E isso se resumia a uma limpeza significativa das mãos, com unhas bem aparadas e lixadas.

O hábito de fazer as unhas surge apenas na década de 20, quando alguns modelos modernos de consumo chegam da europa. É nessa época que surge também a figura da manicure (do francês, a que cuida das unhas), também chamada por alguns de manicura. 
Seus serviços são considerados supérfluos e só as damas de alta sociedade recorrem a ele.

Na década de 50 os serviços de manicure tornam-se populares e os instrumentos do profissional são encontrados mais facilmente, em lojas especializadas, de departamentos e, até mesmo, em drogarias.
Hoje, o hábito de fazer as unhas é normal, e acessível a todos, inclusive aos homens.

Assim como com qualquer outro profissional, um bom profissional é disputado pelos clientes. E as unhas bem feitas deixaram, em definitivo, de ser luxo, sendo para muitos um cuidado essencial em sua apresentação no trabalho .

Por isso mesmo, hoje é fundamental que a (o) manicure/pedicure tenha completo domínio dos instrumentos e das técnicas de atendimento e execução dos trabalhos com as unhas dos pés e das mãos.
Nosso conteúdo didático irá apresentar todas as informações para a formação de um bom manicure/pedicure. E vai ensinar a despertar ainda mais a vaidade dos seus clientes.

Aproveite . Estude e transforme-se em um bom profissional!

sábado, 11 de maio de 2013


5- Com o auxílio de uma régua e lápis confirme a distância entre as sobrancelhas:
-      Faça uma marcação entre o ponto central e o início da sobrancelha.
-      Repita o mesmo processo do outro lado do rosto.
-      Se na medição forem observados tamanhos diferentes de um lado para o outro, deve-se acertá-los através do ponto central, harmonizando os inícios das sobrancelhas com a marcação do ponto central. As medidas deverão ser iguais.
6- com o auxílio do lápis de sobrancelha observe o final da sobrancelha:
- Com o lápis posicionado no metal do lábio superior, direcione-o diagonalmente até a extremidade do canto externo do olho e faça a marcação no final da sobrancelha.
-Repita o mesmo processo do outro lado.
7- com o auxílio do lápis de sobrancelha faça a marcação para arqueamento da sobrancelhas:
-Peça á cliente que fixe o olhar para frente. Centralizado a íris, posicione o lápis na ponta do nariz e trace uma linha imaginária ultrapassando o meio da íris.
Marque assim o medial da sobrancelha.
-Repita o mesmo processo do outro lado.
-Essa marcação será o ponto em que será  realizado o arqueamento ou levantamento das sobrancelhas.










8-Com auxílio do transferidor no início da sobrancelha e faça a medida até o meio da sobrancelha (ponto do arqueamento).
-confira as medidas do corpo de cada sobrancelha.
9-Com o auxílio do transferidor confira as medidas do prolongamento das sobrancelhas:
-Posicione o transferidor confira as medidas do prolongamento das sobrancelhas:
- Posicione o transferidor meio da sobrancelha (ponto do arqueamento) e faça a medida até o final da sobrancelha.
-Repita o mesmo processo do outro lado.
-Confira as medidas do corpo de cada sobrancelha. Se houve diferença, deve-se corrigi-la refazendo o traço, retirando-o ou alongando-o para alcançar o mesmo comprimento das sobrancelhas.
10-com o auxílio de uma régua confira as medidas das sobrancelhas:
- Vários fatores podem influenciar a diferença anatômica entre as sobrancelhas, como a forma de dormir, mastigação sempre do mesmo lado, algumas expressões faciais e outros. Portanto, para iniciar o trabalho de modelagem, faça a conferência geral.
11-Com o auxílio do pente escova e tesoura modele os pêlos das sobrancelhas:
- Penteie do meio até o final da sobrancelha para baixo e corte os pêlos modelando-os.
-Repita o mesmo processo do outro lado.
-Finalize penteando as sobrancelhas com escova pente.






12-Com o auxílio do molde e henna ou tinta faça o preenchimento das sobrancelhas:
-Com todas as marcações e medidas conferidas, escolha o molde adequado para o rosto e coloque-o em cima das sobrancelhas firmando-o com os dedos indicador e polegar.
- coloque uma pequena quantidade de henna ou tinta no recipiente de vidro e, com um pincel nº 1, passe a henna ou tinta preenchendo o desenho do molde.
-Realizado o preenchimento com henna oo tinta, tire o moldee deixe fixar por 15 minutos.
-Após a secagem,remova todo o excesso utilizando o cotonete embebido em água e em seguida passe o algodão seco ou pente-escova para a retirada do resíduo.


13- com o auxílio da cera ou pinça retire o excesso de pêlo das sobrancelhas:
-Para evitar qualquer tipo de acidente com cera, coloque um chumaço de algodão embebido em soro fisiológico sobre os olhos fechados.
-com pau de laranjeira passe a cera quente na parte externa e interna da sobrancelha e retire os pêlos excedentes com a pinça.
-Repita o mesmo processo do outro lado do rosto.
-Para evitar flacidez, deve-se firmar com uma das mãos o tecido das pálpebras.
-Após a depilação, caso necessário, aplique a alta frequência por três minutos na parte que ficou avermelhada; aplique produto calmante, finalize com FPS e penteie as sobrancelhas modelando-as.   



quinta-feira, 9 de maio de 2013


2-Conhecendo os pontos do rosto 

Para que o profissional proceda a uma perfeita modelagem e simetria das sobrancelhas, é necessário conhecer as principais áreas do rosto e os pontos de referência para esse procedimento. Acompanhe a figura ao lado para identificar esses pontos:






2.1- simetria da sobrancelha

Apresentamos agora o passo a passo para o procedimento de design de sobrancelhas. Acompanhe atentamente cada etapa.
1-Preencha a folha com atenção a ficha de atendimento. O correto diagnóstico das sobrancelhas será fundamental para o sucesso do seu trabalho.
2-Antes de começar qualquer procedimento, faça a higienização para retirar o excesso de oleosidade e resíduos de impureza da pele. Limpe a área com algodão embebido em uma solução de água e sabonete neutro ou com algum produto adstringente. Promova a retirada da solução com o algodão e água pura.
3-Com um lápis de sobrancelha (branco ou marrom) faça a marcação do ponto central para medir o meio do rosto :
- Faça a 1ª marcação no medial do lábio superior.
- com base da 1ª marcação, coloque o lápis na posição vertical sobre a ponta do nariz e faça a 2ª marcação.
- Continue com a posição vertical do lápis e faça a 3ª marcação entre as sobrancelhas.
4- com o auxílio de uma régua ou lápis verifique o início da sobrancelha:
-      Encoste o lápis ou a régua sobre a aba do nariz e verifique em que ponto ele toca os pêlos da sobrancelha que estão próximos ao canto interno do olho. Marque com o lápis essa indicação.
-      Repita o mesmo processo do outro lado do rosto.
-      Essa marcação ajudará a identificar a medida anatômica correta da sobrancelha para que a técnica de modelagem possa ser iniciada.


domingo, 5 de maio de 2013



1-Henna e tinta para sobrancelhas 
   

Uma das técnicas para o perfeito design de sobrancelhas é a utilização de henna e de tinta.




1.1-        A aplicação de henna

A henna é um produto natural e deve ser preparada dissolvida em água .  Sua coloração é resultado de uma substância vegetal que, depois de extraída das plantas e tratada devidamente, está pronta para ser aplicada sobre o pêlo ou a pele.

Sua aplicação sobre a pele e os pêlos dá-se pela superposição de pequenas partículas de seu pigmento que ficam depositadas sobre a pele, promovendo então um sobreamento.
Com o tempo, os pigmentos da henna irão se despreender da área em que foram aplicados, soltando-se primeiramente da pele e, em seguida, dos pêlos.

O período de duração de aplicação de henna é de três a cinco dias em média . Esse tempo dependerá do tipo de pele: se for uma pele mais oleosa, o tempo de duração será menos. Ao se lavar o rosto, deve-se evitar o excesso de água nas áreas com aplicação, bem como evitar passar as mãos nas sobrancelhas.

A coloração não deve apresentar tonalidades muito fortes, pois isso acarretará um efeito estético ruim, causando um aspecto muito pesado e artificial. Deixe que a tonalidade da henna seja o mais natural e o mais harmônico possível com a cor natural das sobrancelhas.


1.2-        A aplicação de tinta

A tinta de sobrancelha é um produto elaborado exclusivamente para realização das técnicas de preenchimento, indicada principalmente para pessoas que têm fios brancos nas sobrancelhas, deixando-as com uma coloração homogênea muito próxima da natural, além de realçar o olhar deixa a fisionomia com um aspecto natural. Sua duração é de cinco a dez dias em média.


Atenção: Alguns cuidados específicos devem ser tomados na utilização desta técnica. A cor final da sobrancelha com a aplicação deve estar próxima da cor dos olhos ou dos cílios. Antes de se executarem os procedimentos, deve-se observar no rosto a diferença entre as sobrancelhas, assim como sinais de queda de pálpebra, flacidez facial ou outras características mascantes importantes, pois pequenas alterações podem interferir na modelagem da sobrancelha. Por sua vez, a modelagem da sobrancelha. Por sua vez, a modelagem e simetria das sobrancelhas pode disfarçar essas pequenas irregularidades faciais. Portanto, lembre-se: o design de sobrancelhas não pode ser encarado como um procedimento isolado, ele deve ser executado levando-se em consideração uma harmônia geral do rosto.

quarta-feira, 1 de maio de 2013


Formatos de sobrancelha  

Para que a expressão facial apresente equilíbrio, o traçado da sobrancelha deve respeitar o tipo e a estrutura do rosto. Os formatos mais comuns são os seguintes: