quinta-feira, 20 de junho de 2013

5.2- Postura profissional

Como já foi falado anteriormente, a aparência da manicure é muito importante para despertar credibilidade no cliente. Mas nunca é demais lembrar algumas dicas importantes:

. Mantenha sempre as unhas muito bem feitas. Nada de borrados ou improvisações.

. Nunca utilize sua mão para limpar os resíduos de esmalte que ficam no pau de laranjeira.

. Os cabelos também devem ser muito bem tratados. Quando longos, o ideal é mantê-los presos.

. Trabalhe com sapatos fechados, mas confortáveis, do tipo sapatilha.


. O uso de máscaras é opcional, mas elas evitam a aspiração do pó do lixamento, que poderá causar problemas nos pulmões ao longo dos anos.



sábado, 15 de junho de 2013

4.2-Roteiro de esterilização de instrumentos

4.2-Roteiro de esterilização de instrumentos

A forma correta de esterilizar os instrumentos, bem como o detalhamento de cada etapa do processo, será fundamental para eficiência do serviço da manicure. Esse processo deverá estar afixado em local visível do salão. São eles:

Limpeza – Enxágue – Secagem – Esterilização - Estocagem

Observe a temperatura e o tempo exigido para a esterilização dos instrumentos

APARELHO           TEMPERATURA       TEMPO
ESTUFA                  160º/170º               120 MIN./60 MIN.
AUTOCLAVE            121º/137º              30 MIN./15 MIN.           

5.Informações para profissionais

Essas informações são adicionais para o bom trabalho da manicure/pedicure. Leia com atenção.

5.1-Cuidados com saúde


A profissão de manicure pode trazer grandes prejuízos á coluna ao longo dos anos. A posição em que trabalha e os movimentos repetitivos das mãos causam sérios danos, como tendinite, artrite, artrose,entre outros. 


Algumas dicas podem ser úteis para adiar ou, até mesmo, evitar esses problemas. O ideal é fazer o alongamento ao final de cada trabalho ou pelo menos quatro vezes ao dia. 

sábado, 8 de junho de 2013

4.1- A esterilização do material





As técnicas de esterilização não se resumem a expor os instrumentos metálicos a altas temperaturas.O uso correto do equipamento é fundamental para o sucesso do resultado.

Antes de tudo, é preciso que os instrumentos que serão esterilizados sejam lavados com água e sabão neutro e, em seguida, muito bem secos. Só depois disso é que eles poderão ser postos na estufa.
O ideal é que os instrumentos permaneçam em processo de esterilização de acordo com as especificações da Vigilância Sanitária por no mínimo uma hora, em uma temperatura de 1700C. Para que o procedimento não atrapalhe o seu trabalho, procure ter, pelo menos, seis jogos de instrumentos.

Se abrir a estufa, utilize todo o instrumental contido no seu interior e não coloque instrumentos além da capacidade do aparelho de esterilização. Procure deixar espaços para circulação do calor ao redor das caixas. Elas não devem permanecer no centro do aparelho, nem em contato com as suas paredes. A porta do aparelho só deverá ser aberta aós o ciclo completo de esterilização. Mantenha sempre o aparelho limpo e em condições de uso.


O aparelho serve não só para esterilizar alicates, mas também outros instrumentos metálicos, como espátula e tesoura. O objetivo da esterilização é eliminar os germes e microorganismos que podem transmitir doenças. Esses esterilizadores podem ser encontrados em lojas de materiais de cabeleireiro e manicure. Mas atenção: os “forninhos” não substituem os aparelhos de esterilização.