sábado, 8 de junho de 2013

4.1- A esterilização do material





As técnicas de esterilização não se resumem a expor os instrumentos metálicos a altas temperaturas.O uso correto do equipamento é fundamental para o sucesso do resultado.

Antes de tudo, é preciso que os instrumentos que serão esterilizados sejam lavados com água e sabão neutro e, em seguida, muito bem secos. Só depois disso é que eles poderão ser postos na estufa.
O ideal é que os instrumentos permaneçam em processo de esterilização de acordo com as especificações da Vigilância Sanitária por no mínimo uma hora, em uma temperatura de 1700C. Para que o procedimento não atrapalhe o seu trabalho, procure ter, pelo menos, seis jogos de instrumentos.

Se abrir a estufa, utilize todo o instrumental contido no seu interior e não coloque instrumentos além da capacidade do aparelho de esterilização. Procure deixar espaços para circulação do calor ao redor das caixas. Elas não devem permanecer no centro do aparelho, nem em contato com as suas paredes. A porta do aparelho só deverá ser aberta aós o ciclo completo de esterilização. Mantenha sempre o aparelho limpo e em condições de uso.


O aparelho serve não só para esterilizar alicates, mas também outros instrumentos metálicos, como espátula e tesoura. O objetivo da esterilização é eliminar os germes e microorganismos que podem transmitir doenças. Esses esterilizadores podem ser encontrados em lojas de materiais de cabeleireiro e manicure. Mas atenção: os “forninhos” não substituem os aparelhos de esterilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário